10 outubro, 2025

Longa-metragem em dois Streamings (Minas Play - Rede Minas e Tela Brasil - Ministério da Cultura)

O longa-metragem Até onde pode chegar um filme de família (2019), dirigido e produzido por Rodolfo Junqueira Fonseca, segue conquistando novos espaços de circulação e acesso ao público. Selecionado por meio de Edital Público, o filme integra o catálogo de duas importantes plataformas de streaming nacionais: a Minas Play, da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), e a Tela Brasil, do Ministério da Cultura (MinC - Ministério da Cultura).

Em julho de 2025, a Minas Play inaugurou oficialmente seu novo catálogo, disponibilizando produções audiovisuais que refletem a diversidade cultural mineira e brasileira. Entre elas, está Até onde pode chegar um filme de família, fortalecendo a presença do cinema independente no ambiente digital. Além disso, o filme foi exibido no canal aberto da Rede Minas nos dias 10 e 11 de outubro deste mesmo ano. 



Já em 2026, será a vez da Tela Brasil estrear no cenário do streaming nacional. A plataforma, criada pelo Ministério da Cultura, lançará seu catálogo inicial composto por 100 longas-metragens brasileiros, escolhidos de forma a valorizar a memória e a contemporaneidade do cinema nacional. O filme de Rodolfo Junqueira Fonseca faz parte desse grupo inaugural, consolidando sua trajetória em espaços que ampliam a democratização do acesso ao audiovisual brasileiro.

Segundo Ministério da Cultura, além de democratizar o acesso aos filmes brasileiros,  com a oferta gratuita de conteúdos audiovisuais (curtas, médias, longas-metragens, séries, novelas, videoartes e animações), o streaming público do governo federal será voltado para escolas, atendendo à Lei 13.006/2014, que prevê a exibição obrigatória de conteúdos audiovisuais nacionais nas instituições de ensino.

Acesso o filme completo aqui: https://minasplay.com/video/2952/ate-onde-pode-chegar-um-filme-de-familia/

Mais informações:

Sobre o Tela Brasil - https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/cinema-do-brasil/difusao/tela-brasil/

25 junho, 2025

Apresentação de Tese em evento do Centro de Estudos Ibéricos - CEI (Portugal)

Rodolfo Junqueira Fonseca apresentou dia 26 de junho de 2025 resultados da sua Tese de Doutorado  no  XXV Curso de Verão do Centro de Estudos Ibéricos – “Dinâmicas em Tempos de Incerteza”, em Portugal, na Mesa 4 – Arte, cultura e leituras do território. Uma oportunidade valiosa de compartilhar reflexões sobre memória, patrimônio e identidade, em diálogo internacional.

“Biografia de um Patrimônio Cultural – Trechos Selecionados: entre a Rememoração, o Apagamento e a Potência das Ruínas de Um Sítio Arqueológico de Ouro Preto (MG)”, fruto da minha tese de doutorado defendida na Universidade de Brasília/CMD.

Coordenação:  Rui Jacinto – CEI; CEGOT – Universidade de Coimbra: María Isabel Martín Jiménez – CEI; Universidade de Salamanca - Organização: Centro de Estudos Ibéricos



Mais informações: https://www.cei.pt/cv/