CONSULTORIAS

Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM - Ministério da Cultura - Minc - Seleção Pública por meio da Org. dos Estados Ibero-Americanos - OEI


Consultor da Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI / Instituto brasileiro de Museus – IBRAM / Ministério da Cultura atuando na mediação institucional e mapeamento de iniciativas de museologia social dentre o Programa Pontos de memória / IBRAM e os Pontos de cultura reconhecidos pelo Ministério da Cultura / Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural / Secretaria de Políticas Culturais  – período: dezembro de 2015 a fevereiro de 2016 – Brasília – Distrito Federal.


ARCELOR Mittal Bioflorestas

Professor do Curso Capacitação de Gestores Culturais – Tema: Patrimônio Cultural Urbano Municípios de Bom Despacho, Dores do Indaiá, Martinho Campos, Abaeté, Dionísio, São Pedro dos Ferros e Marliéria - Minas Gerais - Julho a Setembro de 2014 - Coordenação: Marcelo Santos.
Mais informações: http://bioflorestas.arcelormittal.com/ 

Prefeitura Municipal de Itabira (MG)

Palestra "Desafios da implementação local do Sistema Nacional de Cultura - SNC" na abertura da Conferência Municipal de Cultura de Itabira - 09 de Agosto de 2013 - teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade - Itabira - MG.

Prefeitura de Matias Barbosa (MG)

Palestra "Desafios da implementação local do Sistema Nacional de Cultura - SNC" na abertura da Conferência Intermunicipal de Matias Barbosa, Santana do Deserto e Simão Pereira, municípios da Zona da Mata de Minas Gerais -  Matias Barbosa - MG.

Observatório da Diversidade Cultural – ODC
Coordenação: Prof. José Márcio Barros (PUC Minas e UEMG) – de Agosto de 2012 até o momento.

a) Analista de pesquisa de Mapeamento de Políticas Públicas para Diversidade Cultural - estudo de caso de Belo Horizonte - mapeamento da política pública municipal de cultura de Belo Horizonte – Fundo Municipal de Cultura de BH 2012 – de Agosto de 2012 até o momento (em finalização

b) Supervisor na pesquisa de extensão universitária: Mapeamento Sociocultural Colaborativo no Aglomerado da Serra e em Macacos / Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG / Diretoria de Extensão da PUC Minas -  parceria entre Observatório da Diversidade Cultural - ODC, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e Pontifícia PUC Minas: supervisão de bolsistas em campo, acompanhamento metodológico, coordenação e intermediação de contatos institucionais – Agosto de 2012 a março de 2013


c) Observatório Brasileiro de Economia Criativa – OBEC /  Ministério da Cultura / Governo Federal Universidade Federal da Bahia – UFBA, coordenação Prof. Paulo Cesar Miguez de Oliveira. / Coordenação em Minas Gerais: Prof. José Márcio Barros


Ministério da Cultura/MINC
Sec. de Articulação Institucional / Governo Federal
Consultor assistente da TRANSVERSAL CONSULTORIA

Pesquisa de Avaliação de Egressos do Curso de Formação de Gestores Culturais da Bahia – 2009-10. Coordenação: Prof. José Márcio Barros: avaliação do curso oferecido e a aplicação do conhecimento adquirido, assim como, percepção dos seus impactos na implantação do Sistema Nacional de Cultura na Bahia - Janeiro a Abril de 2013. 

Observatório Brasileiro de Economia Criativa – OBEC /  Ministério da Cultura / Governo Federal Universidade Federal da Bahia – UFBA, coordenação Prof. Paulo Cesar Miguez de Oliveira. / Coordenação em Minas Gerais: Prof. José Márcio Barros - Agosto de 2012 a Abril de 2013.
    a) Desenho conceitual e metodológico do Observatório Brasileiro da Economia Criativa – OBEC.
    b) Desenho da Rede dos Observatórios Estaduais de Economia Criativa.
    c) Publicação de literatura científico-acadêmico na área dos estudos socioeconômicos da cultura 

Ministério do Trabalho e Emprego
Secretaria Nacional de Economia Solidária

Técnico Social do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA – ONG de apoio técnico ao Movimento Nacional de Catadores de Papel – de fevereiro de 2012 até o momento:

a) Projeto Reciclando Oportunidades – Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH / Min. do Trabalho e Emprego / Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES: acompanhamento e desenvolvimento técnico de Redes de empreendimentos solidários Cataunidos e Redesol, acompanhamento de Cooperativas e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis; Produção de cursos de capacitação e eventos; Criação e acompanhamento de Fóruns Municipais Lixo e Cidadania. Mediação de relações com poder público e empresa - Período: de fevereiro a até agora.


Prefeitura de Belo Horizonte - PBH 

Consultor Técnico Social do Programa Vila Viva – PAC Várzea da Palma - URBEL - Prefeitura de Belo Horizonte / Programa de Aceleração do Crescimento - Ministério das Cidades - CAIXA / Urbe Consultoria – de Fevereiro a Março de 2011.

Técnico Social do Programa Vila Viva – PAC Vila Califórnia - URBEL - Prefeitura de Belo Horizonte / Programa de Aceleração do Crescimento - Ministério das Cidades - CAIXA / Assessoria Social e Pesquisa – de fevereiro a Novembro de 2009.

a) Acompanhamento social de obras de intervenção estruturante junto à comunidade: remoção e reassentamento de domicílios, coordenação de reuniões de pré e pós-morar em conjuntos habitacionais, percepção ambiental, valorização e conservação de obras públicas;

b) Organização e realização de ações de desenvolvimento comunitário, sócio-ambiental e sócio-cultural: eventos e campanhas de mobilização comunitária; redução e coleta de lixo; oficinas sócio-educativas para crianças, jovens, adultos e idosos; elaboração de material gráfico e educativo;

Secretaria de Desenvolvimento Urbano de MG - SEDRU

Consultor Técnico Social do Plano de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais da RMBH - MG / Ministério das Cidades / Fundação Israel Pinheiro / Civitas Social / Cadaval e Sant`ana Arquitetos - Junho de 2010.

Consultor Técnico Social do Plano de Regularização Fundiária de Brumadinho – Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional – SEDRU - MG / Fundação Israel Pinheiro / Cadaval e Sant`ana Arquitetos -  Março a Maio de 2010.

Consultor Técnico Social do Plano de Regularização Fundiária de Rio Manso – Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional – SEDRU - MG / Fundação Israel Pinheiro / Cadaval e Sant`ana Arquitetos -  Março a Julho de 2010.

Universidade Federal de Juiz de Fora / Instituto Unibanco

Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd / Universidade Federal de Juiz de Fora - Aplicação de questionários no Projeto entre Jovens – Instituto Unibanco – Rio de Janeiro – RJ / Abril de 2008. 

Fundação Getúlio Vargas -  FGV  / CPDOC (RJ) 

Consultor técnico da FGV Opinião/CPDOC- Fundação Getúlio Vargas / Centro de Pesquisa e Documentação (Sistematização e Análise de Pesquisa de Perfis de furtadores de Energia – Concessionária AMPLA) - Maio de 2007 - Rio de Janeiro – RJ.

Prefeitura Municipal de Camaçari - Bahia

Consultor técnico da Fundação José Pelúcio Ferreira – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – RJ - Elaboração técnica do Censo Domiciliar - Município de Camaçari – BA (questionários, metodologia de campo e relatórios técnicos). Período: Julho e Agosto de 2006 - Coordenação: Prof. Dr. José Luís Carvalho / Taiana Jung (Mestre ENCE-IBGE)

Ministério da Integração Nacional – Governo Federal 
Prefeitura Municipal de Luziânia - Goiás 

Pesquisador e Consultor técnico em Políticas Públicas - Instituto de Estudos Pró-Cidadania – PRO-CITTÁ (ONG) - Belo Horizonte – MG - Elaboração técnica do Plano Diretor do município de Luziânia – GO Governo do Estado de Goiás – Rede de Integração do Entorno de Brasília / Ministério da Integração Nacional – Governo Federal - Período: Fevereiro a Julho de 2003.

    a) Pesquisa e análise de políticas públicas locais;
    b) Pesquisa, sistematização e análise de dados urbanos;
    c) Comunicação e mobilização social da comunidade local;
    d) Planejamento, organização e promoção de eventos públicos;
    e) Coord. e mediação de Comissõese Oficinas de planejamento participativo;
    f) Coord. e mediação de Audiências Públicas;