17 agosto, 2013

Palestras na abertura de Conferências Municipais de Cultura de Itabira e em municípios da Zona da Mata de MG

Rodolfo Fonseca ministrou palestras representando o Observatório da Diversidade Cultural - ODC na abertura da Conferência Municipal de Cultura de Itabira, no dia 09 de Agosto no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, no dia 10 de Agosto, na Conferência Intermunicipal de Matias Barbosa, Santana do Deserto e Simão Pereiramunicípios da Zona da Mata de Minas Gerais.


As palestras abordaram os desafios da implementação local do Sistema Nacional de Cultura - SNC, tema de orientação de todas as conferências municipais de cultura que se realizaram no Brasil até 11 de Agosto segundo diretrizes do Ministério da Cultura.


A implementação do Sistema Nacional de Cultura, associado aos Sistemas Estadual de Cultura e Municipais de Cultura são uma nova forma de desenvolvimento da Política Pública de Cultura, mais estruturada e participativa, do que por exemplo, a simples existência Leis de Incentivo a Cultura. Os municípios e estados que aderirem ao Sistema são obrigados a criar Órgãos específicos para a Cultura, Conselhos de Cultura, Fundos de Financiamento, além de desenvolvimento do Plano de Cultura e da realização de Conferência a cada 2 anos. A partir da realização de Conferências Municipais de Cultura serão eleitos delegados para as Conferências Estaduais e destas delegados para a III Conferência Nacional de Cultura que acontece de 26 a 29 de novembro de 2013.

Mais informações sobre o Sistema Nacional de Cultura e as Conferências Municipais de Cultura em: